Programa da minha Festa de Formatura


Ao final da tarde do último dia do ano de 1989, depois de pouco mais de 12h de trabalho de parto, nasceu Celimar Rocha Morais, com 50cm e 3,4kg.

Àquela época, 31 de dezembro de 1989 às 17h, seus pais, Antonio Bandeira Morais e Maria Célia Rocha Morais só tinham uma preocupação: cuidar daquele pequenino ser que acabara de chegar em suas mãos. Nem lhes passava pela cabeça quais caminhos sua bebezinha “linda” (como o pai a chama até hoje) haveria de percorrer.

Aos 9 meses de nascida, teve sua primeira experiência em ambiente pré-escolar no Baby Hotel, onde permaneceu durante 3 meses. Aos 4 aninhos, começou sua jornada escolar na Escola Jean Piaget. AMAVA as musiquinhas que aprendia na escolinha e cantava TODAS elas o dia TODO para os pais e seu irmãozinho Aldan. Foi alfabetizada nessa mesma escola aos 6 anos de idade.

Aos 8 anos, na 3ª série, começou a estudar música e fez parte do Grupo de Escotismo de Camaçari (Grupo Capuamy), onde se destacava especialmente por suas habilidades como leitora.

Aos 9 anos, estudou a 4ª série do Ensino Fundamental na Escola Municipal Luis Pereira Costa. Nesse mesmo ano, teve uma das maiores experiências de sua vida: quando, sozinha em seu quarto, antes de dormir, teve um diálogo especial com Deus e entregou toda a sua vida dali em diante em Suas mãos: seu presente, seu passado e seu futuro. Então decidiu torna-se membro da Segunda Igreja Batista em Camaçari.

Da 5ª à 8ª série estudou aqui, no Centro Educacional Maria Quitéria – onde era conhecida como “a menina do aparelho (dentário)”. Aos 11 anos ganhou mais um irmãozinho, João Antonio. Aos 12 anos fez curso básico de informática.

Durante seu Ensino Médio, cursado no Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães, também estudou Inglês na Escola Fisk. Quando via os estudantes universitários esperando os roteiros para Salvador, comentava com seus colegas: “em breve nós estaremos ali também!”.

Mas esta adolescente tinha (ainda tem!) MUITAS áreas de interesse e estava em dúvida com relação a qual seria seu primeiro passo: Psicologia, História, Turismo, Arquitetura, Direito, Teologia, Letras... Foi pesquisando, conversando com diversos profissionais e decidiu-se: Pedagogia!

Ao concluir o Ensino Médio, em 2006, aos 16 anos, fez ENEM e prestou 3 vestibulares (todos em Pedagogia), passando em 2 deles. E, vocês já sabem: Celimar Rocha Morais, não cotista, aos 16 anos alcançou o 4º lugar em Pedagogia na UNEB!

Mas Celimar nem acompanhava o andamento dos vestibulares, pois “tinha certeza” que não passaria em nenhum. A notícia chegou até ela através de sua tia Silvia Carla, que foi a primeira pessoa que ligou para dar-lhe os parabéns. Alegria IMENSA! Tão GRANDE que deve ter acordado os vizinhos com o grito que ela emitiu!

Em 2007, aos 17 anos, ensinou Inglês na Escola Fisk para crianças e dava reposições de aula para níveis básicos. E então, em 12 de setembro de 2007, suas aulas de Pedagogia no Departamento de Educação do Campus I da UNEB começaram!

Que rotina! Acostumada a estudar pela manhã, cochilar após o almoço e ir andando para seus compromissos, Celimar agora almoçava às 11h, passava boa parte de seu dia dentro de ônibus e chegava em casa por volta das 20h30! Não se acostumou, mas teve de se adaptar... a MUITA, MUITA coisa!

Em sua turma era a caçulinha (pois entrou aos 17 anos), cuidada e admirada por todos (colegas, professores e funcionários do departamento), devido à sua conduta pessoal e postura acadêmica exemplar.

Para seus colegas de turma e de roteiro era também a turista, pois SEMPRE tinha um Acampamento, Congresso, Viagem Missionária, Workshop, Seminário, trabalho voluntário, “férias programadas” etc. (Vocês não têm noção de como ela agradece a Deus pelos calendários acadêmicos e greves da UNEB, pois ajudaram bastante nessas “saídas”!)

Durante sua graduação em Pedagogia, adquiriu experiência profissional (e de vida) quando trabalhou na sede CBBa (Convenção Batista Baiana) em Salvador e na Escola Montessoriana de Camaçari, ensinando crianças de 2 a 5 anos de idade.

Chega então 2011, ano de conclusão de seu curso – CORRERIA:
·        TCC e mais 2 disciplinas;
·        notebook que “trava” com TODOS os seus arquivos (especialmente os de sua pesquisa monográfica e do Haiti, cujo backup não fora concluído exatamente porque o notebook decidiu dar problema);
·        “desespero” para recuperar seus arquivos no notebook;
·        envio do notebook para a empresa fabricante em São Paulo (ou seja, quase 2 meses sem trabalhar na monografia);
·        mais uma greve da UNEB (“Êba! Tempo para escrever alguma coisa de meu TCC!”);
·        mais uma viagem internacional (Israel);
·        ansiedade, preocupação, estresse e pressão (pessoal) por conta dos prazos de entrega do Trabalho de Conclusão de Curso;
·        2 semanas trabalhando as emoções para conseguir escrever algo (assim como o seu notebook, Celimar “travou” com tanta ansiedade);
·        depois que decidiu parar de se estressar, conseguiu escrever (e MUITO bem) toda a sua monografia, que foi bastante elogiada e recebeu nota máxima (10,0) e com louvor!

Depois disso, seus pais e colegas concluintes a convenceram a participar da solenidade de formatura (que foi esta noite no Teatro UNEB) e Celimar decidiu comemorar com você esta vitória com esta programação.

Claro que a vitória não é só o diploma de Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia, mas principalmente porque nesses 4 anos de esforço físico, mental, emocional e intelectual Celimar Morais manteve (e mostrou) sua integridade acadêmica, profissional, moral, ética e espiritual.

A vitória que comemoramos esta noite, senhoras e senhores, não é simplesmente a de mais alguém que consegue seu canudo (o que já seria motivo de bastante alegria), mas a conquista de uma jovem que adquiriu este título sem negociar seus princípios nem negar sua fé.

Celimar Morais entende que não há nada mais justo e sensato do que celebrar esta vitória honrando ao Senhor de sua vida.


Comentários

  1. Que lindo, Celi! Amei o seu texto! Que exemplo e testemunho de fé! Bom seria que muitos jovens colocassem sua confiança em Deus assim como você tem feito.
    Creia: o Senhor já tem te honrado! Que Deus abençoe e guie seus passos e você esteja disposta a ir aonde o Senhor quiser te levar!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Que lindo Celi!!!!!!!belas palavras!Bjinhos

    ResponderExcluir

Postar um comentário