10 Mitos do Cristianismo




O Estresse dos Mitos do Cristianismo
H. Norman Wright

Parte de nosso estresse origina-se da crença de que ele está presente em nós apesar de não ser bom nem saudável. Judson Edwards* apresentou os seguintes Mitos do Cristianismo rigidamente convencional que nos restringe:

1.   MITO: “Deus me amará mais se eu fizer mais”.
VERDADE: Deus me ama totalmente neste momento. Toda bondade e piedade tão suada que eu concentrar em mim não pode acrescentar um jota ou um til à bondade Dele.

2.    MITO: “É mais cristão trabalhar do que divertir-se”.VERDADE: O teste mais verdadeiro de fé é a nossa capacidade de rir, apreciar a vida e comemorar a bondade de Deus.

3.  MITO: “Não posso cometer erros, porque o mundo está observando o meu testemunho”.
VERDADE: É um grave erro pensar que nunca cometerei um erro, e é um erro presunçoso pensar que o mundo está particularmente interessado em minha vida.


4.   MITO: “Eu sou a única Bíblia que algumas pessoas lerão algum dia”.
VERDADE: A obra de Deus não para, e se por uma casualidade eu sair de cena, Ele será capaz de continuar sem mim.


5.    MITO: “A moralidade é o coração da mensagem cristã”.
VERDADE: A misericórdia é o coração da mensagem cristã.

6.      MITO: “Em meu leito de morte estarei lamentando não ter realizado mais”.
VERDADE: Se eu tiver tempo para arrependimentos, lamentarei não ter amado com mais generosidade e apreciado a vida em sua plenitude.

7.      MITO: “A maioria dos cristãos (inclusive eu) é indolente e descompromissada”.
VERDADE: A maioria dos cristãos (inclusive eu) é abatida e desiludida.

8.     MITO: “A maioria dos cristãos (inclusive eu) precisa entender o valor do trabalho árduo e da determinação obstinada”.VERDADE: A maioria dos cristãos (inclusive eu) precisa aprender a relaxar e ser alegre.

9.   MITO: “É errado e egoísta concentrar-se na minha alegria”.
VERDADE: A alegria é uma das provas da presença de Deus na minha vida.

10.    MITO: “A vida é austera e precisa ser tratada com seriedade”.
VERDADE: A vida é uma dádiva sagrada e plena de possibilidades empolgantes, e preciso viver em atitude de gratidão constante por ela.

NOTA: *EDWARDS, Judson. Regaining Control of Your Life. Minneapolis: Bethany House Publishers, 1989 (p. 15-16).

BIBLIOGRAFIA:

WRITE
, H. Norman. Controlando as Emoções: Diminuindo o Estresse. Campinas, SP: Editora United Press, 2000 (p. 12-14) [grifos meus].


Comentários