17 Dicas para Superar o Esgotamento



Como Superar o Esgotamento?
H. Norman Wright

1. Avalie seus objetivos: quais são eles e quais os seus propósitos?

2. Avalie suas expectativas. Relacione-as e descubra quais são realistas e quais não são.

3. Identifique os momentos de estresse.

4. Esteja disposto a correr o risco de aproximar-se de outras pessoas. Permita que elas o ajudem a carregar sua carga de responsabilidades.

5. Aprenda pelo menos uma técnica de relaxamento e pratique-a regularmente. Isto é bom para descansar os componentes críticos do sistema de emergência de seu organismo.

6. Contrabalance sua vida exercitando-se regularmente. O bom condicionamento físico fortalece o sistema imunológico do organismo e aumenta a produção de endorfinas, que são os tranquilizantes naturais do cérebro.

7. Descanse adequadamente. Durma um numero suficiente de horas. Contrário ao que a ultima geração nos ensinou, quase todos nós necessitamos dormir mais do que costumamos. O estímulo das glândulas suprarrenais reduz temporariamente nossa necessidade de sono, o que é uma armadilha, porque, no final das contas, pagaremos um preço por isto.

8.  Aprenda a ser flexível. Apenas o Evangelho é imutável. Suas ideias e prioridades talvez necessitem mudar. A flexibilidade reduz a tendência à frustração.

9. Reduza seu ritmo de atividades. A pressa é uma característica humana causada por planejamento inadequado e má administração do tempo. A pressa acelera o desgaste natural do organismo e da mente, aumentando a produção da adrenalina destrutiva.

10. Aprenda maneiras construtivas de lidar com a raiva. Nosso Evangelho é um Evangelho de perdão; dispense liberalmente tudo o que lhe causa mágoa. Lembre-se de que a raiva é um sinal alertando-o que existe algo errado em sua vida ou é uma evidência de que você está preparado para “lutar ou fugir”. Identifique a origem de sua raiva e confronte-a de maneira positiva.

11. Preste atenção às pequenas desavenças porque elas tendem a destruí-lo mais do que as grandes. As pequenas irritações diárias são as mais mortificantes. Reduza-as ao máximo.

12. Desenvolva sua capacidade de preocupar-se com os outros e mantenha sua solidariedade sob controle.

13. Concentre-se em seu trabalho e faça bom uso do tempo. Reduza as redundâncias, elimine as atividades desnecessárias, evite obrigações que exijam muito de você e aprenda a dizer não gentilmente, sem ofender e sem sentimento de culpa.

14. Não se afaste da realidade. Não permita que as ambições ultrapassem os limites de sua capacidade. Extraia de amigos confiáveis o que eles pensam sobre o seu talento. Ore pedindo sabedoria e, depois, estabeleça seus objetivos. Objetivos altos demais e irreais para satisfazer ambições terrenas levam ao esgotamento.

15. Evite sentir-se desesperançado, controlando-se e implementando uma estratégia para lidar com este sentimento, por mais insignificante que ele seja. A sensação de desesperança geralmente é uma crença errônea de que você está de mãos atadas e não existem soluções. Exercite sua fé, creia que as soluções são possíveis e você romperá o ciclo da desesperança.

16. Se você não puder resolver uma área conflitante de sua vida, esqueça. Mude de atitude, se necessário. A ideia de ser super-homem nos mantém em situações conflitantes. Acreditamos ser capazes de dominar todas as circunstâncias, e isto leva a uma persistência que é destrutiva. Até Jesus foi impedido de fazer o que desejava (Mateus 13.58) e precisou partir do lugar onde estava. E você? Por que não?

17. Finalmente, não tenha receio de procurar ajuda profissional quando necessitar.

NOTA: Sugestões [de 10 a 17] foram adaptadas de Preventing Burnout and Stress, de Archibald Hart (Fuller Seminary Alumni Report, março de 1984) p. 20.

BIBLIOGRAFIA


WRITE, H. Norman. Controlando as Emoções: Diminuindo o Estresse. Campinas, SP: Editora United Press, 2000 (p. 61-64) [grifos meus].

Comentários