A Missão é de Deus... o Chamado é Meu!


Texto: Isaías 6.1-8

ICT (Ideia Central do Texto): Nesse trecho, em que Isaías vivia um momento crítico, ele passou por uma experiência com Deus que o possibilitou a responder positivamente à sua vocação para profeta ao seu povo num contexto de crise nacional e em que este até zombava de Deus.

Tese: Assim como Isaías, em momentos de crise pessoal (e nacional), podemos viver experiências tão profundas com Deus que nos capacitarão a (co-)respondermos ao Seu chamado para nós: a Missão que Ele nos deu.

O.B. (Objetivos Básicos): 1. Missionário; e 2. Pastoral.

O.E. (Objetivo Específico): Desejo despertar o senso de vocação cristã/missionária, enfatizando: que a Missão é de Deus; que Ele a confia a quem e quando Ele quer (e isso pode acontecer num momento de crise pessoal); e que são necessárias algumas experiências com o Deus da Missão para correspondermos ao Seu chamado.

Título: A Missão é de Deus, o Chamado é Meu

INTRODUÇÃO: Acredito que a maioria aqui aceita tranquilamente como verdade pessoal o tema proposto pelas MR: “Missões: este é o meu Chamado!”. A divisa escolhida, Isaías 6.8, deve ser também a nossa resposta: como Isaías, precisamos desenvolver atitudes de prontidão e voluntariedade para servir a Deus. Mas... O que o levou a esta resposta à convocação de Deus? O que Isaías viveu (viu, ouviu, experimentou) para responder assim e ser usado tão maravilhosa e ousadamente por Deus?

No contexto da resposta ao chamado de Deus, Isaías vivia um momento crítico e passou por uma experiência com Deus que o possibilitou a responder positivamente à sua vocação para profeta ao seu povo em meio a uma crise nacional e em que este até zombava de Deus (I.C.T.). Leitura do Texto de Isaías 6.1-8.

Assim como Isaías, em momentos de crise pessoal (e nacional), podemos viver experiências tão profundas com Deus que nos capacitarão a (co-)respondermos ao Seu chamado para nós: a Missão que Ele nos deu (Tese). Uma ênfase: a Missão é de Deus... o Chamado é Meu! (Título).

ORAÇÃO: “Senhor de Missões, nos fala através de Tua Palavra e esclarece-nos que a Missão é Tua: confias a quem e quando desejas; e que nós, seus servos, precisamos estar atentos ao Teu chamado, inclusive em nossos momentos de crise e dificuldades. Abre nossos olhos e nossos ouvidos para que possamos experimentar e responder ao Teu chamado. Em nome de Jesus, amém”.

       DESENVOLVIMENTO:

I.         Quem é o Rei? De quem é o Reino? (v.1)
A.       O rei Uzias havia morrido; ele representava toda a prosperidade, tranquilidade e segurança de Israel.
B.       Os reinos de Israel e Judá estavam ameaçados de iminente invasão da Síria.
C.       O povo de Deus estava fora dos propósitos Dele (cap. 5).
D.       Mas quem está no trono?! O Senhor que reina sobre toda a terra!
E.       Aplicações:
1.        Em seu desespero, Isaías correu para o templo (= presença de Deus) >> corramos sempre para o templo; deixemos nossos adolescentes participarem de suas atividades;
2.        No templo, Deus se revelou a Isaías (um jovem em crise; a Samuel, uma criança que ainda não conhecia o Senhor; etc.) >> Cuidado com as distrações (celulares, conversas etc.): Deus quer se revelar a você no templo!
3.        Isaías só conseguiu ver que o Senhor está no trono quando sua referência pessoal morreu >> Quem/Quais tem sido suas referências? Quem está no trono do seu coração? Lembre-se que, ainda assim, o Senhor é Rei! Eduque-se, esforce-se para permitir que, além de direito, Ele seja o Rei, de fato, de sua vida.

II.      Quem é Senhor? Quem é Santo e glorioso? (v.2-7)
A.    Seres angelicais O servem, adoram e proclamam
1.        Serafins (nome significa arder) >> talvez indicando PUREZA no serviço de Deus; mas não podiam contemplá-Lo.
2.        Proclamavam “Santo, Santo, Santo...” (v.3) >> plenitude/infinidade da santidade do Senhor.
B.     Tremor e fumaça (v.4) >> manifestação da glória de Deus (Sua presença e poder).
C.    Aplicações:
1.        Nós vemos a glória, o poder, a majestade de Deus nos sinais milagrosos, na Criação, no dia a dia... Na recuperação da saúde do vovô, na fartura de alimentos nestes tempos de crise econômica/seca, no nascimento de um bebê... >> resgatemos nossa sensibilidade, humanidade, limitação...

III.   Quem é chamado para a Missão de Deus? Como se dá sua resposta? (v.5-8)
A.    Contemplação/Vislumbre (v. 1-4) >> visão do Senhor no trono, dos serafins voando e proclamando “Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos: toda a terra está cheia da Sua glória”, e o tremor e a fumaça enchendo o local.
B.     “Ai de mim!” (v.5) >> Reação de conscientização de seu pecado/impureza na presença do Rei Santo, Santo, Santo.
C.    Confissão específica de seu pecado e do pecado do seu povo (v. 5).
D.    Culpa e pecados perdoados (v. 6,7) >> função dos serafins (ardor da purificação)
E.     Purificado, Isaías pode não apenas ver, mas também consegue ouvir a voz do Senhor (v. 6,7)
F.     “Eis-me aqui” (v. 8) >> resposta de servo (assim como Moisés, Samuel etc.).
G.    “Envia-me a mim” (v. 8) >> servo que é resposta: voluntariedade para a Missão de Deus – uma tarefa específica que não seria nada fácil (v. 9-13), que exigiria muitas renúncias pessoais.
H.    Aplicações:
1.             Fique atento a Deus em suas crises, pois é no momento de crise mais profunda Ele de fato se revela >> Isaías era jovem (projetava seu futuro etc.), havia sérios problemas na sociedade em que vivia, o líder que era sua referência faleceu...
2.             Todo encontro verdadeiro com Deus traz a percepção de pecado e de fragilidade >> Resolva seu pecado especificamente e tenha coragem de ser diferente da sociedade e de seus valores
3.             Isaías só conseguiu ouvir a Deus depois de ser purificado por Ele. Deus mexeu na vida de Isaías, perdoou o seu pecado e lhe revelou Seu propósito >> Deixe Deus mexer na sua vida: remover sua culpa e perdoar seu pecado! Deixe-se ser amada e por Ele! Deixe Deus cuidar de você!
4.             Isaías recebeu e aceitou a convocação de Deus num dos momentos mais complicados de sua vida (e tornou-se o profeta messiânico mais famoso do AT). >> Não limite a atuação de Deus: A Missão é Dele, lembra? Ele chama a quem e quando Ele quer!
5.             Deseje e busque não apenas ver a Deus e Seus atos gloriosos, mas também busque ouvi-Lo, conhecer Seus planos e fazer parte deles! >> Alimente o desejo de ver e ouvir a Deus, respondê-Lo e ser resposta Dele!

CONCLUSÃO: A experiência de convocação Divina pela qual Isaías passou nos ensina passos importantes para despertar nosso senso de vocação cristã/missionária, entendendo primeiramente que a Missão é de Deus: Ele a confia a quem e quando Ele quer (e isso pode acontecer num momento de crise pessoal); e também que são necessárias algumas experiências com o Deus da Missão para correspondermos ao Seu chamado (O.E.).

A Missão é de Deus: o chamado é meu. A resposta deve partir de mim (ainda que esteja vivendo um momento bastante difícil):
1. que busco a presença do Senhor,
2. O tenho como Rei,
3. vejo Seu agir,
4. reconheço e confesso meu pecado, 
5. tenho coragem de ser diferente, 
6. permito que Ele me purifique e perdoe, 
7. consigo ouvir Sua voz e, assim, 
8. respondo como servo que tem o privilégio de ser resposta Dele!

A Missão é de Deus: o chamado é seu.
A resposta...
Qual tem sido sua resposta?


Comentários