Meu Salmo 139


Senhor,
Tu me sondas e me conheces perfeitamente:
  todos os meus pensamentos,
                               empreendimentos e atos;
Tudo em mim sabes inteiramente.

Quando assento ou me deito,
se trabalho ou descanso;
Todos os meus caminhos
não passam despercebidos por Ti.

Antes mesmo que eu conceba
qualquer pensamento conscientemente
ou antes que pronuncie alguma palavra
tudo sabes, Senhor, completamente.

Tu me cercas por trás e pela frente com Tua mão;
Tu me garantes vigilância e Tua soberana proteção.

Todo este conhecimento
ultrapassa minhas humanas capacidades;
Teus pensamentos são tão altos
que alcançá-los está além das minhas possibilidades.

Conseguiria eu fugir do teu Espírito?
Sairia eu da Tua presença?

Em toda Criação, onde poderia eu me esconder de Ti:
                se ao céu subir, lá estás;
                se descer à sepultura, também lá Te encontraria;
                se subir com as asas da alvorada
                ou habitar na extremidade do mar,
                ainda ali a Tua mão me guiaria
                e me acompanharia o Teu olhar.

Se a luz se tornasse escuridão ao meu redor
e as trevas, por completo, me encobrissem,
veria que, ainda assim, não há como fugir de Ti,
pois Tu conheces tudo o que existe.

É…
Nada, em toda a Criação,
me oferece refúgio ou esconderijo
e nem tampouco as trevas ou escuridão,
pois, pra Ti, são como o dia, a luz, o brilho.

Tu criastes a parte mais íntima do meu ser:
o centro da sensibilidade moral e de cada emoção.
Minha vida foi uma composição
que, no ventre de minha mãe,
Tu fizestes com Tuas próprias mãos.

Senhor maravilhoso e tremendo,
posso declarar com convicção
que Tuas obras são milagrosas,
tudo fizestes com perfeição!

Eu Te louvo,
      Te engrandeço,
      Te agradeço
porque me criastes de modo tão especial
e digno de admiração!

Teus olhos viram cada parte do meu corpo e meu embrião
quando fui formado em secreto.
Tu mesmo me formastes no ventre materno
e todos os dias do meu viver
Tu determinastes soberanamente
antes mesmo de eu nascer.

Preciosos pra mim são Teus pensamentos, ó Deus!
Como é grande a soma da manifestação do Teu poder!
Se eu tentasse contá-los,
Teus pensamentos seriam tão numerosos
que eu cairia num sono profundo, exaustivo
e, quando despertasse, estaria Contigo!

Ah, Senhor!
Tenho tanta raiva de quem se rebela em vão contra Ti!
(Pois não reconhecem Teus feitos).
Como odeio aqueles que atrapalham
quem se esforça por andar direito,
buscando fielmente Te servir.

Considero-os inimigos meus!
Mas Tu, soberano Deus,
no tempo certo, irás julgá-los,
pois és justo Juiz!

Examina-me,
vê a integridade da minha devoção.
Prova-me,
conheces cada ansiedade em meu coração.

Se em minha conduta algo te ofende,
dirige-me pelo caminho eterno
que leva à vida perene
e conduz ao verdadeiro sucesso:
o reconhecimento reverente
que Tu, Senhor, és aquele
que me sonda e me conhece!

(Escrito em 23.05.09)

Comentários