Presente de Pai


Pai,
aqui estou para falar
de um dos presentes que me deste
que ainda não terminei de usar.

Cada vez que o recebo
me alegro,
me animo,
me surpreendo.

E, à medida que o exploro,
aprendo,
sorrio,
choro,
escorrego,
erro,
recomeço,
persevero,
vivencio,
apreendo,
cresço.

É um presente tão grande, tão incrível
e, ao mesmo tempo, tão comum, tão igual
que todas as pessoas o recebem,
mas usam de maneiras que diferem:
para uns é sublime,
para outros, banal.

Pra mim, este é um presente
que cada um que recebe
determina como será.
E isso o torna algo tão grande,
tão extenso,
tão amplo,
que me faz refletir, pensar...

Eu AMO receber presentes!
Os Teus principalmente:
são muito especiais!
Mas este, precisamente,
me traz à tona, à mente,
minha responsabilidade diante de Ti, meu Pai:

Terei de Te prestar contas um dia
da forma como o tenho usado,
da maneira como o tenho escrito,
da direção para a qual tenho conduzido
este precioso presente: o dom da vida!

E é com coração alegre, humilde e grato
pelo belo presente que me concedes
que venho pedir-Te, meu Pai, meu Mestre:
“Ensina-me aos meus dias contar
para que um coração sábio venha alcançar"




(Salvador-BA, 02 de agosto de 2011. Tarefa da disciplina de Processos de Criação solicitada pelo Proº Walter Garrido. Uma reescrita do poema de mesmo título da poetisa Myrtes Mathias. Revisado e corrigido em 25 de abril de 2016)

Comentários